
RESTAURANTES
TRADICIONAIS


de Santos
O que é tradição?
A tradição do santista no paladar
Iniciar um projeto e botar a mão na massa, literalmente, para erguer um restaurante pode ser tarefa fácil perto do objetivo principal que é o de atrair clientes. Na cidade de Santos opções quando o assunto é refeição não faltam, pois a cidade conta com inúmeros locais com pratos dos mais variados. Passando de restaurantes com os típicos frutos do mar, sinônimo de praia, até cantinas italianas, padarias portuguesas e e outras culinárias do mundo.
As iguarias são as principais responsáveis pelo sucesso que fazem de determinados restaurantes os mais tradicionais da cidade de Santos. O chef e professor do curso de gastronomia da UniSantos Rodrigo Anunciato, afirma que o segredo não está em como pensa um restaurante, mas sim como age. "É mais o pensamento da população. Essas casas tradicionais aprenderam a agradar o seu público e é por isso que elas conseguem se manter no mercado por tanto tempo".
Um exemplo citado pelo chef é o próprio restaurante que está em nosso site, o Almeida. O seu tradicionalismo em determinados pratos, bem como, o horário conveniente que se estende além dos demais, atrai seus clientes que, por conhecer o local, já esperam por isso. " é sempre aquela mesma tocada, é sempre aqueles mesmos pratos, é sempre aquele negócio de sair da balada e ir comer no Almeida porque lá serve até mais tarde", conta o chef.
Quando se fala se tradicionalidade o pensamento da população é o diferencial. Saber o que já encontrará no local, assim como a comida na qual será servida é o que garante a clientela dos conhecidos restaurantes santistas. "Essas casas tradicionais aprenderam a agradar o seu público e é por isso que elas conseguem se manter no mercado por tanto tempo."
Além de tais características, a vontade de comer não tem preço e o paladar fala mais alto que o bolso. " Santista não se importa de pagar, desde que ele seja bem servido. Esses restaurantes tendem a isso, de servir porções mais generosas. Estou afim de comer aquilo. Não tem preço."